top of page

MAPEAMENTO AGROECOLÓGICO NO GRANDE ABC PAULISTA (ABCDMRR)

LOGOFINALrgb.jpg

METODOLOGIA

O mapeamento foi desenvolvido a partir da integração de dados secundários oficiais e institucionais com dados primários produzidos diretamente no território, abrangendo o período de 2016 a 2025. As informações foram coletadas, sistematizadas e validadas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC), incluindo levantamento direto em campo e apoio de informantes qualificados, tais como: moradoras/es, agricultoras/es, movimentos sociais e representantes da gestão pública municipal.

As bases secundárias utilizadas incluíram o Censo Agropecuário (IBGE, 2017), o Mapeamento de Hortas Urbanas (SESC, 2023), as Unidades de Produção Agropecuária do Projeto LUPA (CATI/SAA, 2016) e o Mapa dos Viveiros de Mudas Florestais Nativas do Estado de São Paulo (IPA/SEMIL, 2023). A partir dessas fontes, foi construída uma base de dados tabular unificada, com indicadores de origem da informação, identificação de registros consolidados (presentes em mais de uma fonte) e campos descritivos padronizados.

Para cada horta ou iniciativa mapeada, foram registrados atributos como status de atividade (ativa ou inativa), coordenadas geográficas (latitude e longitude), endereço aproximado, pontos de referência, município e observações relevantes. O status das hortas foi definido com base em critérios técnicos e informações atualizadas obtidas em campo e junto à gestão pública. Para fins de divulgação pública, optou-se por disponibilizar no site apenas as hortas classificadas como ativas na data de referência.

Os dados foram processados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizando o software livre QGIS, com posterior geração de um mapa interativo por meio do plugin QGIS2Web. O produto final consolida o total de hortas urbanas ativas por município no território do Grande ABC Paulista e reflete a situação observada na atualização mais recente do mapeamento, realizada em dezembro de 2025. O processo de mapeamento segue ativo. Se você tiver alguma pergunta ou sugestão, entre em contato com a nossa equipe.

Etapas iniciais deste processo de identificação e mapeamento foram publicadas e publicizadas no Programa Territórios do Comum (SESC) em 2018 e no Programa Ideias e Ações: Modos de Viver Sustentáveis (SESC) em 2019. Etapas posteriores foram apresentadas na XII e na XIII edições do Congresso Brasileiro de Agroecologia (2023 e 2025, respectivamente) e no Programa Territórios do Comum (SESC) em 2025. Esta última incluiu a realização de uma de nossas reuniões ampliadas em unidade do SESC S. Caetano do Sul em 06 de junho de 2025. Esta reunião ampliada incluiu o lançamento impresso do mapa, roda de conversa sobre a cartografia social correspondente, feira agroecológica na unidade e, nos meses seguintes, feiras itinerantes em hortas comunitárias em São Caetano do Sul, Mauá e Diadema, organizadas pelo NEA-UFABC em parceria com agricultoras/es participantes do mapeamento e com equipe do SESC. Para conhecer as publicações mencionadas acesse a seção Publicações.

 

Acesse, a seguir, o Mapa Interativo das Unidades Produtivas do Grande ABC Paulista (ABCDMRR): 

LOGOFINALrgb.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page